sábado, 30 de janeiro de 2010

A jornada
















O herói da jornada




[...]e aos costumes disse nada[...]

Mais do mesmo.

Se o Braga/Sporting e o Benfica/Guimarães foram jogos sem casos, o jogo Nacional/Porto foi um fartote de riso!
Contrariamente ao que Jesualdo Ferreira disse não foi o Porto que tornou fácil o previsivelmente difícil. Esse mérito cabe, inteiro e por direito, a Carlos Xistra.
Dizem as más línguas que conseguiu "contrato" para arbitrar todos os jogos entre o Nacional e o Porto. Não me lembro de nenhum concurso público ter sido aberto e, por isso, é desconhecido o valor de contrato.
O que se passou na Madeira hoje é muito mau... mas não é surpreendente.

O duelo de sporting's, em Braga, pareceu-me o duelo de duas equipas na expectativa de ver o que acontecia...
O Sporting, de Lisboa, mostrou não ter meio-campo - não pressiona, não retém as jogadas do adversário nam sequer consegue construir.
É uma equipa razoável, num mar tempestuoso, a bordo de uma traineira. Tudo muito frágil. As (não sei quantas...) vitórias consecutivas só convenceram os incautos.
O Sporting, de Braga, é, na minha opinião, uma equipa mediana, compacta, bafejada pela sorte. Parece-me a equipa do Porto que, há muitos anos, organizativamente, dentro e fora do campo começou a questionar a liderança do Benfica no panorama nacional. Essa equipa do Porto, muito dura de roer, blindada, com suporte de rectaguarda (sabe-se lá até onde...) jogava forte e feio. Foi equipa que não se coibiu durante alguns anos de nos jogos mais dificeis e importantes (nomeadamente com o Benfica) jogar 90 minutos á defesa. Não era a beleza o objectivo mas os resultados... e foi eficaz. Terrivelmente eficaz. O Braga optou pelo mesmo sistema e está a obter resultados. No jogo de ontem, sabendo que iria ser difícil, uniu-se, compactou-se e voltou a ter sorte - remate, ressalto... e golo. Como já aconteceu muitas vezes neste campeonato. A vitória não é questionável porque foi justa.

Do Nacional/Porto nem vale a pena falar... o essencial foi dito! O Porto continua sem conseguir, na verdade, convencer ninguém, nem os próprios adeptos. Estes estão á espera que apareçam alguns maus resultados para se verem livres de Jesualdo Ferreira e aclamar Domingos Paciência. O Porto, como o Sporting, sofrem este ano de um síndroma - o despertar do Benfica. Não estava previsto. Nem sequer o facto de o Braga ter, durante tanto tempo, a estrela da fortuna do seu lado. Também não estava previsto. E, por isso, as crises.

O Benfica/Guimarães foi um bom jogo. Jorge de Sousa gosta de inventar mas não teve muitas oportunidades para o fazer. Ganhou aquela que foi a melhor equipa nas quatro linhas.

Último apontamento para os comentadores televisivos do nosso futebol...
Conseguem ser mais facciosos que Pinto da Costa.
É impressionante a quantidade de orgasmos que conseguem durante um jogo de futebol. Entram em transe sempre que o Porto (ou os adversários do Benfica e Sporting) ultrapassam a linha de meio-campo e caem para o lado quando chegam a meio do meio-campo adversário.
O pior é que partem do princípio que todos os tele-espectadores são incapazes de pensar, não possuem espirito crítico e, por consequência, olham para o televisor com óculos escuros, espelhados, e bengala nas mãos. Como os maus contadores de anedotas, sentem-se na obrigação de as explicar... como se fossemos incapazes de perceber ou tenhamos que ter um teleponto para sabermos quando devemos rir...
Quando, como aconteceu hoje, com o penalty contra o Porto que só Carlos Xistra não viu e têm que admitir que o árbitro errou, fazem-no tão discretamente e num tom de voz tão sumido... que a vergonha que sentem (e que o patrão impede, por certo, de exteriorizar) parece ser um pedido de desculpas...
Antigamente ainda se tirava o som e ligava-se TSF... mas agora é tudo do mesmo!


E estamos assim...
Resta saber se merecemos, face, aos nossos "brandos-costumes" mais do que esta mentira piedosa... que nos faz sorrir.
O mesmo sorriso, crítico, trocista, de confissão da mais completa inutilidade de dizer o quer quer que seja, que vems espelhado na cara de profissionais de futebol quando "amadores do apito" flagrantemente gozam com o seu esforço e a sua honestidade.

65 anos de "A Bola"



















Posso dizer que este jornal é uma referência na minha vida.
Aprendi a juntar as primeiras letras nas suas primeiras páginas.
Foi nas suas páginas que me aprecebi que o mundo era grande, muito maior que a "paróquia" de Salazar.
Que o desporto era, acima de tudo, uma escola de virtudes.
Que para perceber o mundo que me rodeava era preciso ler as entrelinhas.
Li grandes glórias e a explicação de muitas tristezas.
As segundas, quintas e sábados eram dias ansiosamente esperados.
Aprendi a ver o mundo com tolerancia e respeito nas suas páginas e nas palavras dos seus jornalistas.
Foi "A Bola" o primeiro jornal que comprei e li na Marginal de Luanda no longinquo ano de 1973.

65 anos depois de ter entrado pela primeira vez nas rotativas, continua a ser uma referência no panorama dos media portugueses.

Parabéns.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Vómito




Uma pequena franja de adeptos do futebol é absolutamente incapaz de ver algo mais longínquo á sua frente que a ponta do seu próprio nariz.

São esses adeptos que, secundando dirigentes do mesmo jaez, são capazes de caucionar comportamentos sociais e desportivos como aqueles que as famosas escutas publicadas no YouTube retratam...achando normalíssimo que tal ocorra e não conseguindo ver qualquer ilícito.
Este fenómeno social e comportamental foi magistralmente demonstrado há alguns dias atrás na rubrica Pessoal & Transmissível, da TSF, quando Carlos Vaz Marques entrevistou o investigador universitário Dan Ariely.

As escutas publicadas não são outra coisa que a espuma putrefacta e visível que se forma á superfície desta enorme ETAR a que foi dada o nome de Portugal.
Pior, é um escarro na face de todos os portugueses, a que nenhuma autoridade judicial ousa pôr cobro.

Os actores desta tragicomédia conseguem, pasme-se, que estas provas não sejam admissíveis e, dessa forma, a sociedade, representada pela sua JUSTIÇA, liberta-os, não formaliza culpa e não os leva a julgamento.

O edifício judicial em Portugal ruiu.
Estava em ruínas... e todos o sabíamos.
Não foi preciso que acontecesse aqui o mesmo que em Port-au-Prince para pôr a nú a falta de solidez do edifício legal e a incapacidade de reacção.

Aquilo que se torna óbvio para o cidadão comum não o é para a justiça
Não obstante isso, a justiça não consegue apresentar provas que incriminem estes ou outros cidadãos.
A democracia está doente, muito claramente.

Não escapa ao olhar mais desatento que o cidadão comum não tem defesa possível perante os atropelos e desmandos de que é vítima, enquanto os seus carrascos - indivíduos ou organizações - possuem legalmente todas as garantias de defesa.
A justiça para com todos os cidadãos é um dever do estado democrático que, no entanto, não pode confundir...vitimas com infractores.
E o estado não cumpre o seu dever!

Pouco me importam os nomes envolvidos...
Este espaço não existia no tempo de Vale e Azevedo, como não existia no tempo do Calabote... ou em todos os outros tempos em que os beneficiados e prevaricadores foram outros.

O cidadão comum apercebeu-se, com provas na voz dos intervenientes, da teia de pressões, mentiras, tráfico de influências e deturpação da verdade desportiva que foi erigida.

É inacreditável que a justiça desportiva compreenda o jargão utilizado, puna as acções correspondentes e o direito penal seja incapaz (ou impedido) de chegar a conclusões similares.
Até seria "compreensível", seria até "aceitável" que numa primeira análise os tribunais chegassem a conclusões óbvias ao invés da justiça desportiva, uma vez que esta estaria dominada pela teia habilmente criada ao longo das ultimas três décadas.
Mentira!
As leis que regulam o estado democrático são incapazes de demonstrar a mínima eficácia.

Não é espantoso que tal suceda sabendo-se que há deputados que comemoram esta farsa justamente com o personagem central destas escutas.
Não é segredo para ninguém que a justiça não defende os mais pobres e injustiçados.
Sabe-se que a justiça serve os poderosos e não há coragem de combater os corruptos onde quer que estejam, qualquer que seja a roupa que vistam ou a bandeira que empunhem.

Mais que a justiça é um país que fica envergonhado no meio deste episódio.
Ninguém alguma vez duvidou que o mundo do futebol era o que fica demonstrado.

As escutas publicadas no YouTube são um vómito.
Que haja a coragem de a justiça limpar o vómito colectivo e de tomar as medidas correctivas e prevetivas que evitem mais repetições do escândalo.

Este país que, movimentado pelos mesmos "jornalistas" e pressionado por identicos acessores, apenas tem capacidade para discutir localização de aeroportos, traçado de TGV, traçados de autoestradas e de se unir contra Sócrates vai ter que engolir este elefante.

Da próxima vez que alguém me vier com "conversas da treta" sobre Sócrates vou sarcásticamente inquirir a preferência clubistica e posição perante este caso.
Se encontrarem alibi para este não conseguirão encontrar motivo para condenar aquele.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais... do mesmo














Porto / Paços de Ferreira


Ainda o jogo vai a meio e já o árbitro está a ganhar (em quantidade de asmeiras)!
Um golo mal invalidado ao Porto, lançamentos e cantos marcados ao contrário... uma festa!
Vamos ver o que dá o resto do jogo.
O Paços de Ferreira foi uma bela surpresa mas a resistência evidenciada vai ter custos.
O Porto continua a funcionar como rolo compressor mas apenas á base de força... sem ideias.

Segunda parte com mais... do mesmo.

Da surpresa agradável que continuou a ser o Paços de Ferreira.
Do mesmo rolo compressor, sem ideias e indisciplinado que foi o Porto.
A mesma nulidade que foi o árbitro. Se com o Leiria a vítima foi o guarda-redes, aqui a vítima foi Ozeia.

De acrescentar que o fim do jogo fez-me lembrar um célebre jogo na Luz entre o Benfica e o Leixões. O Benfica ganhou porque o árbitro estava a gostar tanto do jogo que não o ueria acabar. Parece-me que se o Benfica não tem ganho ainda hoje estavam a jogar!
Assim me pareceu hoje o final do Porto/Paços de Ferreira. Nada justificava 5 minutos de prolongamento... e esse tempo acabou por ser extendido.

Só o facto de Rui Costa estar fragilizado por tanta asneira impediu que Raul Meireles fosse tomar banho ligeiramente mais cedo.
O costume... grandes jogadores com doutrina intragável de falta de desportivismo e de mau-perder (um clássico!).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ser... benfiquista

.



CODEBASE="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=8,0,0,0" ID="FVS" Width="550" Height="413">



WIDTH="550" HEIGHT="413" TYPE="application/x-shockwave-flash" pluginspage=http://www.macromedia.com/go/getflashplayer">




domingo, 10 de janeiro de 2010

Jogo de guardiões... e do árbitro, claro!





















Porto 3 / U Leiria 2


Mais um jogo em que o árbitro é o craque.
Arbitrou de forma inteligente.
Reduziu a 10 a equipa de Leiria quando esta procurava o empate e nun lance em que "por qualquer razão" viu demais onde outros - históricamente - sempre viram de menos.

Verdade é que os guarda-redes andaram ao papel.
Helton é mal batido e Djuricic andou á deriva, além de se fiar no golpe de vista.
O primeiro acabou por se redimir nos ultimos instantes da partida ao ter a sorte de se lançar para o lado certo e de a bola ter-lhe embatido no corpo com a uma velocidade "estratosférica"; o segundo acabou por não sair como réu mas como vítima, mercê da extraordinária "visão" de Elmano Santos.

Ronny que tinha feito um excelente jogo e podia ter saido em ombros... acabou por ser o coveiro da equipa ao optar pela força bruta no remate fatal em detrimento da técnica.

Enfim... o Porto tem obrigação de fazer muito melhor sem estar a contar com auxílios de intervenientes em campo ou sem a ajuda divina de "Nossa Senhora dos Aflitos".

Sugiro a contratação de substituto para Hulk (aqui).

sábado, 9 de janeiro de 2010

CAN 2010
















Começou mal... muito mal, antes mesmo de ter começado.
A ausência de resolução para um problema político motivou (não justificou) acção por parte da FLEC.
Que estes problemas devem ser resolvidos politicamente, não há dúvida.
Que na falta de solução política não devem ser os civis a pagar as custas do problema, não há a mínima dúvida.
Que a violência se abata sobre desportistas, ainda por cima completamente a leste do conflito... é absolutamente inaceitável.
O evento fica manchado de sangue e a verdade desportiva, na ausência da equipa do Togo, não será representada.
Espera-se que a competição possa prosseguir sem mais incidentes.
Africa e o futebol merecem-no.

Rio Ave / Benfica
















Muito pouco a dizer.
Vitória indiscutível da melhor equipa.
O Rio Ave não foi pera doce... já criou muitos problemas a outros e irá continuar, seguramente, a fazer um bom campeonato.

Sporting / Leixões





















Tonel fez justiça.

Sporting jogou melhor embora tenham sido do Leixões as duas melhores ocasiões de golo - uma delas por Pongolle que esta época (Atlético de Madrid e Sporting) marcaria o primeiro golo... Com tanta sorte que ia sendo na própria baliza.
Grande remate na direcção errada.
João Pereira fez um bom jogo e qualquer semelhança com Abel... é pura coincidência.
Mantém o mesmo "mau feitio" que já demonstrara no Benfica e que teria feito, com um pouco mais picante, um ícone se tivesse sido contratado pelo Porto.
Rui Patrício (mais que Tonel) está ligado indissociavelmente a esta vitória.

A falta de confiança...


















Pois... quando falta a confiança na eficiência da equipa sobra... a fé!
Claro!

Valha-nos a "Nossa Senhora dos Aflitos"

A efeméride da morte de José Maria Pedroto, que me habituei a respeitar quando foi treinador no Vitória de Setúbal não merecia um discurso tão retrógrado e reaccionário.

O primeiro jornal que comprei (A Bola) foi adquirido na Mutamba e foi lido na Marginal de Luanda um dia após de um jogo espantoso entre o Benfica e o V. Setúbal.
Nessa época o Vitória foi vice-campeão superado, por pouco (e com grande dificuldade) pelo Benfica.

Pinto da Costa alia-se a Rui Rio??















Está feito!

Durante tantos anos recusou candidatar-se a cargos políticos.
Resistir nem sempre é vencer!

O "papa" que sempre havia sido visto como opositor feroz de Rui Rio parece ter aderido ao PSD e, a avaliar pela fraseologia não deve estar longe de São Bento.

Palhaços e palhaçadas parecem estar na moda.

A propósito de quê??
Invariavelmente entendeu que a utilização de tecnologia como auxiliar de arbitragem é um roubo de catedral.

Argumentação normal.
Quem detém os cordelinhos não admite por um segundo que seja alterar o "status quo".
Obviamente.

A continuação da obra social em favor de alguns desprotegidos é naturalmente para continuar.

A mim, parece-me óbvio, que a defesa da verdade desportiva passa com toda a naturalidade pela utilização de todos os meios técnicos possíveis.

Mas haverá outras regras a mudar como a reposição da bola em jogo da linha lateral com o pé ou a alteração do tempo de jogo introduzindo as paragens de cronometragem sempre que o jogo estiver parado.

Todos estes auxiliares para os árbitros deveriam ser acompanhados por alteração da regulamentação disciplinar, tornando-a igual em todos os países e todas as competições.

2 cartões amarelos dão imediatamente direito a uma penalização de um jogo de suspensão nas taças europeias, em campeonatos continentais ou mundiais, enquanto para que tal suceda em Portugal terá que haver a amostragem de 2 vezes e meia mais admoestações.

A quem serve isto??
Fácil - a quem faz da disciplina o aspecto menor, ás equipas que tactica e tecnicamente estão apetrechados (ou apetrecham-se) de jogadores que na maior parte das vezes actua no limite da violência ou para lá deste.

A humilhação pública dos árbitros, pelas suspeições, pelos auxílios sociais, pelos erros grosseiros que todos veêm excepto eles... há-de levar, mais tarde ou mais cedo, á profissionalização dos árbitros e á introdução dos meios tecnológicos de ajuda á aplicação das leis do jogo.

Penso que o debate na Assembleia da República deste tema, sendo social e desportivamente relevante, não terá outros efeitos.

A decisão caberá sempre á FIFA.
Afinal a FIFA deveria ser o 193º membro da ONU por ser claramente um "estado" com regulamentação própria.

Relevante e surpreendente é a presença de palhaços (na opinião de Pinto da Costa) como Gilberto Madail.
Eleito quando era presidente da AF Aveiro na sequência de uma das famosas suecadas onde se davam "chitos" a torto e a direito... é estranho que tenha ali estado á revelia do "papa".

A iniciativa é meritória... mas vamos ver o que dá.
Para já há foguetório... e circo!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Proposta


















Encontrei aqui o teste que me permite sabe que valor têm em Marrocos as nossas esposas.

Aqui para nós, que ninguém nos ouve, a minha vale 37 camelos, 4 cabras e 9 carneiros.
Uma fortuna.

Lembrei-me de propôr ao programador deste teste um outro - saber quantos árbitros portugueses são necessários para fazer um camelo.

A avaliar pela prestação de hoje de Benquerença e de Sousa, a cotação dos camelos (os animais) subiu substancialmente em relação áqueles (árbitros).

Mas, perante o espectáculo, uma dúvida me assaltou repentinamente - num jogo de futebol onde estão os camelos???

A resposta é importante tendo em conta a elaboração do teste.

Se a minha avó não morresse ainda hoje era viva...















Sporting / FC Porto B, perdão, SC Braga


O jogo entre uma equipa mediana, raçuda e com sorte e outra com melhores valores, com pouca sorte e muito soft... deveria terminar empatado.

Por ter sido um jogo de muita luta e pouca arte merecia que algo de bom acontecesse, para mais tarde recordarmos.

Não teve um, mas dois, desses momentos inesquecíveis.

Veloso, á boa maneira de Fernando Couto ou de Jorge Costa, resolve agredir com uma cotovelada Filipe Oliveira. Protagonista - Jorge Sousa, o árbitro, que... nada viu.
Deveria ter visto vermelho directo e nem amarelo viu.

Este virtual (porque não deveria estar no relvado) craque arrancou pouco depois um espantoso remate e golo.
Uma obra de arte... virtual.

Golo do Vidoso (duvidoso). Por isso resultado 1-1 espelharia melhor o que se passou em campo.
Em abono da verdade o resultado correcto seria 1-1-1 (golos de Saleiro, Meyong e Jorge de Sousa).

Empate absoluto, portanto.

Benfica / Nacional (final)























Depois da "boa" exibição de Olegário Benquerença na 1ª. parte de assinalar mais uma jogada espectacular deste protagonista a ignorar uma falta para penalty feita por David Luiz.

Nada mau.

O Benfica jogou melhor, embora atabalhoadamente.
Atacou mais e mereceu o golo que marcou.

Mas o resultado poderia ser outro se a lei fosse aplicada de forma acertada.
Provavelmente o Benfica teria ganho por outros números dado que a baliza de Quim não passaria incólume.

A haver outro vencedor, esse seria o árbitro.
De forma esmagadora.

Aguardemos por outro jogo para ver o Benfica jogar á bola.
Na Luz hoje esteve apenas o (mau) árbitro.

Benfica / Nacional






(1ª. parte)

Falar de futebol nesta primeira parte... é ilusão de óptica.
Vitória indiscutível do homem vestido de amarelo.
Normalíssimo.
Dificilmente alguém se lembrará de uma jogada de futebol mas... de Olegário Benquerença ninguém esquece.
Anulou um golo (limpo) ao Nacional, esqueceu-se de ver um penalty sobre Coentrão e estava a pensar na viagem de regresso a casa, á chuva, quando ocorreram duas agressões em campo (Luisão e outra de um jogador do Nacional) que deveriam ter ido retemperar forças mais cedo.

Advertência


















Uma olhadela rápida e sumária este local permite verificar que o campo ainda é pelado... e muitas obras estão por completar.

Nada de extraordinário!!

Neste país tudo é inaugurado antes de estar concluído.
Não há excepção a esta regra.
Há muito a fazer e a corrigir neste blog... mas lá chegaremos.

O problema é que o bar está aberto e a TV ligada.
Havia que abrir a bancada de mal-dizentes.

Temos que comentar o Benfica / Nacional.

Inauguração















Este é o momento solene da inauguração do Estádio do Pontapé P'ra Frente, propriedade do Deixa-me Rir FC.

Pretendo divertir-me á conta das estórias do futebol português porque isto sá dá para rir!
Aqueles que olham o pontapé na chincha nacional e choram... estão perdidos.

O futebol está resumido a um (triste) espectáculo de wrestling. Tudo faz parte do espectáculo e o que é visível aos espectadores não passa de uma encenação.

Aqui mora um benfiquista, nos antípodas do fanatismo, que por isso se diverte a ver futebol.

Visceralmente contra todas as claques que outra coisa não são que um conjunto mais ou menos homogéneo de fanáticos que, em grande parte dos casos, se houvesse justiça no país (e não há!!...) seriam ou ilegalizadas ou a maior parte dos seus membros colocados sob custódia.
Longe ser uma escola de desportivismo e de apoio, as claques são um conjunto de cegos, altamente instrumentalizados.

Confirme!


A este propósito deixo duas pergunta:

- Qual o preço efectivo que custa a cada um dos contribuintes o apoio e acompanhamento policial aos bandos de desordeiros de todos os clubes??

- Qual o preço para o desprestígio da justiça, a benevolência com que as autoridades encaram os actos de selvajeria de alguns elementos de claques oficiais ou oficiosas??

Este, pretendo que seja um espaço de debate e de liberdade.
Paixão será aqui admitida, facciosismo não!
Má educação muito menos.
Não haverá assuntos tabus por aqui.

Não sendo acto sensório, reservo-me o direito de eliminar todos os comentários inadequados que por aqui apareçam.