sábado, 9 de janeiro de 2010

Pinto da Costa alia-se a Rui Rio??















Está feito!

Durante tantos anos recusou candidatar-se a cargos políticos.
Resistir nem sempre é vencer!

O "papa" que sempre havia sido visto como opositor feroz de Rui Rio parece ter aderido ao PSD e, a avaliar pela fraseologia não deve estar longe de São Bento.

Palhaços e palhaçadas parecem estar na moda.

A propósito de quê??
Invariavelmente entendeu que a utilização de tecnologia como auxiliar de arbitragem é um roubo de catedral.

Argumentação normal.
Quem detém os cordelinhos não admite por um segundo que seja alterar o "status quo".
Obviamente.

A continuação da obra social em favor de alguns desprotegidos é naturalmente para continuar.

A mim, parece-me óbvio, que a defesa da verdade desportiva passa com toda a naturalidade pela utilização de todos os meios técnicos possíveis.

Mas haverá outras regras a mudar como a reposição da bola em jogo da linha lateral com o pé ou a alteração do tempo de jogo introduzindo as paragens de cronometragem sempre que o jogo estiver parado.

Todos estes auxiliares para os árbitros deveriam ser acompanhados por alteração da regulamentação disciplinar, tornando-a igual em todos os países e todas as competições.

2 cartões amarelos dão imediatamente direito a uma penalização de um jogo de suspensão nas taças europeias, em campeonatos continentais ou mundiais, enquanto para que tal suceda em Portugal terá que haver a amostragem de 2 vezes e meia mais admoestações.

A quem serve isto??
Fácil - a quem faz da disciplina o aspecto menor, ás equipas que tactica e tecnicamente estão apetrechados (ou apetrecham-se) de jogadores que na maior parte das vezes actua no limite da violência ou para lá deste.

A humilhação pública dos árbitros, pelas suspeições, pelos auxílios sociais, pelos erros grosseiros que todos veêm excepto eles... há-de levar, mais tarde ou mais cedo, á profissionalização dos árbitros e á introdução dos meios tecnológicos de ajuda á aplicação das leis do jogo.

Penso que o debate na Assembleia da República deste tema, sendo social e desportivamente relevante, não terá outros efeitos.

A decisão caberá sempre á FIFA.
Afinal a FIFA deveria ser o 193º membro da ONU por ser claramente um "estado" com regulamentação própria.

Relevante e surpreendente é a presença de palhaços (na opinião de Pinto da Costa) como Gilberto Madail.
Eleito quando era presidente da AF Aveiro na sequência de uma das famosas suecadas onde se davam "chitos" a torto e a direito... é estranho que tenha ali estado á revelia do "papa".

A iniciativa é meritória... mas vamos ver o que dá.
Para já há foguetório... e circo!

Sem comentários:

Enviar um comentário